Educar Sfi

Brigada de Incêndio

Instrutor
Curso Educar
2.127 Alunos Inscrito
0
0 avaliação
  • Descrição
  • Currículo
  • Revisões
BRIGADA DE INCENDIO

SOBRE O CURSO

1. Curso de Brigada, o que é?

O Curso de brigada, é um curso que propicia aos participante conhecimento sobre as formas de combate a incêndio.

Em um contexto geral, o conteúdo é um compilado de instruções do combate ao incêndio e a aplicação de técnicas de primeiros socorros.

Proporciona também o contato direto com o uso dos equipamentos de combate à incêndio, como também a aplicação dos primeiros socorros.

A obrigatoriedade do Curso de Brigada está prevista no decreto estadual 56.819/11, em sua IT 17 do Corpo de Bombeiros da PM de São Paulo.

O Curso de Brigadista é uma forma de se preparar para uma situação de emergência, coisa que a maioria das pessoas não estão preparadas.

Trata-se de um curso bastante interessante e, pode ser aplicado em uma situação de emergência, mesmo fora do trabalho.

Resumindo, ser um brigadista pode salvar a sua vida, a vida de um ente querido, ou até de uma pessoa desconhecida.

A Melhor forma de procurar um profissional para ministrar um treinamento como esse é procurando uma consultoria em segurança do trabalho de sua preferência.

2. Quanto tempo dura o curso de brigada de incêndio?

O curso de brigada de incêndio tem duração mínima de 8 horas, sendo 4 horas teóricas e 4 horas práticas.

No conteúdo teórico, costumeiramente são utilizados slides, fotos, textos e vídeos aos participantes do treinamento.

O objetivo principal é apresentar os tipos de extintores, hidrantes, e outros dispositivos que irão ser utilizados durante a situação.

Já no caso dos primeiros socorros, além do material audiovisual, contamos com a utilização de boneco RCP básico; com ele podemos aplicar na prática algumas manobras como a RCP – Ressuscitação Cardiopulmonar.

Vale lembrar que a carga horária prevista na norma é mínima, podendo as empresas fazer em uma carga horaria maior, caso prefiram.

3. Curso NR 23 e curso de brigada, qual a relação?

Sim, curso NR 23 e curso de brigada de incêndio são sinônimos, pois há menção de diretrizes no tocante ao combate à incêndio nesta norma.

A NR 23 não possui um texto muito extenso, porém, ela determina de forma sucinta as obrigações dos empregadores no tocante ao assunto.

Algumas obrigações previstas na NR 23 são diretrizes como:

  • A obrigação de manter os trabalhadores informados sobre as formas de utilização dos equipamentos, procedimentos para evacuação segura e uso dos dispositivos de alarme disponíveis (quando houver);
  • A obrigação de manter as saídas de emergência sinalizadas e desobstruídas e;
  • Possuir saídas em numero suficiente para uma rápida evacuação.

É dai que podemos entender o porquê de as pessoas nomearem o curso de brigada de incêndio como curso NR 23.

4. Como é o curso de brigadista?

O curso de brigada é composto por conteúdo misto, sendo teórico e prático, e a carga horária total é de 8 horas de curso.

A qualidade do curso de brigada varia de acordo com a experiência e o currículo do instrutor que irá ministrar.

Realizar o curso especificamente no local de trabalho do trabalhador é a melhor forma de prepará-lo para se sentir confiante em uma situação de emergência.

Até porque, após a conclusão do curso, o trabalhador estará familiarizado com os dispositivos e equipamentos que a empresa possui.

Algumas instituições possuem pista específica para treinamento, onde os alunos podem vivenciar uma simulação real de incêndio.

Ter contato real com o fogo e fumaça é uma experiência ímpar, pois agir sob pressão e medo é difícil, ainda que você esteja preparado.

As empresas (que não são pistas de treinamento especifico) não devem atear fogo em seus interiores durante o treinamento; pois em alguns casos, pode ser considerado crime ambiental, além do risco da situação fugir do controle.

A Fato ocupacional possui um time de especialistas para proporcionar o melhor treinamento para a sua empresa.

5. Qual o valor do salário de um brigadista?

Geralmente, as empresas não costumam contratar colaboradores como brigadistas especificamente. Uma função comum que atua neste quesito é o Bombeiro Civil ou o Vigilante brigadista.

O Bombeiro Civil possui uma média salarial na faixa de R$ 1.850,00 e o Vigilante brigadista R$ 1.681,00.

Vale lembrar que para se tornar um Bombeiro Civil, a pessoa terá de realizar um curso com carga horária mais extensa que a do brigadista.

Como forma de estimular os trabalhadores a se tornarem brigadistas, as empresas concedem alguns benefícios aos que se interessam e participam.

Os benefícios variam de folgas de tempos em tempos, a aumento de salário por agregar esta tarefa a sua rotina de trabalho.

6. Curso de combate à incêndio, vale a pena?

Em todos os casos sim, começo argumentando pelo simples fato de ser um conteúdo que você vai levar pro resto de sua vida.

Na minha opinião, todo conhecimento é válido e pode ser utilizado em algum momento, ninguém pode tirar o conhecimento de você!

Além disso, o curso de brigadista deve ser fornecido pelo empregador de forma gratuita aos trabalhadores, bem como, durante o horário de trabalho.

Participar ou demonstrar o interesse de forma voluntária a participar de um curso como esse, pode ser visto com bons olhos pela empresa.

Todas as empresas gostam de trabalhadores que estão sempre dispostos a contribuir para que elas possam cumprir as suas obrigações legais.

7. Treinamento de incêndio, é correto dizer desta forma?

Escrever dessa forma pode soar estranho, pois dá a impressão de que você esta treinando pessoas para atear fogo, e não para combater o fogo.

Possuir um vocabulário adequado é muito importante, pois se você não se comunica bem, corre o risco de ser mal interpretado.

Se você quer estar sempre numa posição de destaque; não só no seu trabalho, mas nas relações gerais que você tem com as pessoas, pratique a sua escrita, corrija os erros, isso irá melhorar a impressão que as pessoas têm sobre você.

 

 

Course details
Duração 8 horas
Sessões de Formação 5
Questionários 1
Nível Iniciante

Comentários

Categorias

  • Nenhuma categoria

Arquivos

Categorias

  • Nenhuma categoria

Learning often happens in classrooms
but it doesn’t have to.