Educar Sfi

Pintura Industrial

Instrutor
Curso Educar
3.801 Alunos Inscrito
0
0 avaliação
  • Descrição
  • Currículo
  • Revisões
pintura-industrial
  • SOBRE O CURSO

A pintura industrial é uma das maneiras mais efetivas de se revitalizar uma superfície sem a necessidade de troca do material. Através de estudo aprofundado dos materiais (tanto o da superfície quanto o da tinta) define-se a melhor aplicação, evitando o desperdício e gerando resultados melhores.

É preciso que o profissional responsável pela pintura industrial apresente conhecimento suficiente sobre o material utilizado e também sobre o local a receber a camada de tinta, estando a par de conceitos sobre corrosão de superfícies, componentes da tinta, esquemas para aplicação da tinta, preparação de superfície, pigmentos e diluentes e outros, a fim de não errar na quantidade de tinta necessária e também na maneira de aplicá-la. A empresa prestadora de serviço ficam também as relações burocráticas do processo de pintura, como utilização de E.P.I.’s e E.P.C.’s e controle de qualidade sobre o serviço realizado.

As principais aplicações da pintura industrial são limpeza de superfície, aumento ou criação de rugosidade e aumento de área. Para resultados como estes, a técnica mais utilizada é jateamento abrasivo que remove impurezas como pinturas envelhecidas e ferrugens que se depositam sobre a superfície dos maquinários e equipamentos. Para aumento dos pontos de ancoragem para pintura ou revestimento, pode-se também fazer uso do processo de jateamento, o que aumenta consideravelmente a aderência na superfície do equipamento.

O que é pintura industrial?

Pintura industrial é uma técnica que visa atribuir cor e proteger uma estrutura, geralmente metálica, contra agentes corrosivos.

Trata-se de um procedimento adotado em indústrias diversas, como a petrolífera e a siderúrgica.

É um tipo de pintura diferente da convencional, pois ela tem como objetivo proteger as estruturas industriais, prezando por não danificá-las nesse processo.

Existem profissionais qualificados para esse tipo de atividade, como o pintor industrial.

Ele sabe qual será o procedimento adotado, e assim administra a escolha do tipo de tinta adequado, os testes, a preparação da superfície e a aplicação.

Dentre os tipos de pintura industrial, destacam-se a pintura eletrostática, a pintura com airless e a pintura naval.

É importante ressaltar que a pintura industrial é bastante utilizada não só por ser anticorrosiva, mas também por oferecer, em alguns casos, impermeabilização, a melhora de produção e até mesmo uma indicação de temperatura.

importância

A pintura industrial se demonstra importante por conta de diversos aspectos. O primeiro deles é a sua capacidade de combater a corrosão.

Os metais, muito utilizados em diversas indústrias. No entanto, ele é exposto a produtos corrosivos e, quando não, pode sofrer degradação causada pelo meio ambiente, que é o caso do aço, por exemplo.

Uma pesquisa realizada pela empresa global de mineração e metalurgia, Nexa Resources, concluiu que o Brasil teve um gasto, em 2019, de R$ 290 bilhões na manutenção de aços corroídos.

Nesse cenário, a pintura industrial aparece para evitar esse problema, agregando assim maior durabilidade para as peças.

A pintura industrial também pode ser uma escolha estética, ou até mesmo capaz de diferenciar alguns equipamentos.

Existem também tintas especiais que alteram de cor conforme a temperatura, otimizando assim alguma produção em que a sinalização é importante.

Na indústria naval, algumas pinturas de navio são feitas com uma tinta capaz de evitar o acúmulo de micro-organismos, comuns no meio aquático.

Outra boa função das tintas da pintura industrial é evitar incêndios, pois algumas delas dificultam a ação das chamas.

Em indústrias que utilizam líquidos voláteis, tintas claras e refletivas são capazes de reduzir uma possível perda por evaporação.

O conteúdo te ajudou e esclareceu suas dúvidas? Comente, entre em contato conosco e compartilhe em suas redes sociais! E para saber mais sobre dicas de gestão, continue acompanhando o SITE .

CURSO EDUCAR SFI

Course details
Sessões de Formação 5
Questionários 1
Nível Iniciante

Comentários

Categorias

  • Nenhuma categoria

Arquivos

Categorias

  • Nenhuma categoria

Learning often happens in classrooms
but it doesn’t have to.